Controle estratégico de estoque!

Tempo de leitura: 3 minutos

Um estoque organizado é essencial para garantir as operações logísticas em pequenas e grandes empresas. Mesmo sendo um setor importante da empresa, muitas vezes é negligenciado. Cuidar dele exige tempo e dedicação!

Controle é a palavra de ordem para um sistema de estoque funcioanal! A falta dele pode refletir nos seus custos, rotina de trabalho e, inclusive, na qualidade do seu atendimento. Já pensou em vender um produto e não conseguir entregar, por não tê-lo mais em estoque? Ou então perder produtos perecíveis que já passaram da validade?

logística organização

O gerenciamento adequado desses processos é ideal para o funcionamento de qualquer empresa. Criar métodos e estratégias é são passos importantes para garantir operações eficientes, reduzir custos e alcançar os melhores resultados.

Pensando nisso, criamos esse conteúdo. Nele, vamos apresentar 3 dicas essenciais, que podem ajudar a observar suas ações e conseguir ajustar os problemas de estoque da sua empresa.

Observação!

Olhe para seu estoque e como você faz o gerenciamento das suas operações. Existe alguma lacuna ou processo que está prejudicando a agilidade e controle das operações? Existe dificuldade de armazenamento de algum material? Os objetos estão dispostos de maneira organizada?

Anote tudo! Os fatores positivos e negativos. Enumere os problemas que você já teve, as falhas de processo que podem gerar complicações e quais ações precisam ser feitas para evitar danos físicos ou à saúde de seus funcionários. Use todas as suas anotações e crie um documento com os processos ideais e comece a colocar em prática.

Use o sistema Adequado:

O tamanho do seu estoque é ideal para o que você precisa armazenar? Não? Então é preciso buscar um sistema que supra as necessidades da sua empresa! À primeira vista é um investimento alto, mas que valerá a pena quando você estiver com tudo organizado.

1489535770porta-pallet

Busque sistemas adequados para o tipo de produtos que sua empresa vende. Existem diversos modelos no mercado e cada um possui indicação específica para diferentes tipos de organização de espaços. O porta pallets, por exemplo, é indicado para cargas inseridas em pallets e serve para itens variados. Estantes Industriais, são mais indicadas para operações manuais. Cantilever é um sistema para materiais de formatos e tamanhos diferentes. Ter o sistema correto irá ajudar a organizar suas operações.

Com o sistema certo você consegue organizar os objetos de maneira adequada, preservando os produtos. Tudo vai depender do tipo de produto que você irá armazenar, tamanho do seu espaço e o tipo de operação que você irá utilizar (mecânica ou manual).

Organização

Se você já tem o sistema ideal, vamos para organização dos objetos!

Divida seu estoque em setores e identifique de maneira adequada. É importante também criar uma estratégia de controle de saída e entrada de produtos. Crie processos para que todos os funcionários façam esse controle de maneira eficiente.

Crie um padrão para seu estoque. A setorização facilita a identificação dos produtos. Classifique os produtos pelo número de saídas, tipo do produto, tamanho, forma e o tipo de operação necessária. Manter o padrão fará com que qualquer pessoa consiga encontrar e gerir os produtos que estão ali.

organização

Defina os processos de armazenamento e retirada de produtos. Isso também ajuda a organizar a logística da sua empresa. Quando tudo está determinado e estabelecido, é mais fácil que as ações sejam executadas da maneira correta. Além disso, facilita o fluxo das mercadorias e diminui o tempo de execução de tarefas.

Esperamos que essas dicas possam ajudar a organizar o seu estoque, assine nosso newsletter e receba nossos conteúdos semanalmente.

Deixe uma resposta