Como funciona o processo de pintura

Tempo de leitura: 2 minutos

O processo de pintura é tão importante quanto a qualidade da tinta pó para a pintura adequada da peça. Para conseguir uma pintura de qualidade é preciso ficar atento e cumprir todas as etapas da pintura.

Vamos apresentar para você todos os passos necessários para fazer a pintura de maneira adequada!

tinta po

Preparação da peça

A preparação da peça pode ser feita de maneira mecânica ou química. A limpeza da peça é essencial para remoção de sujeiras, óleos, poeira e gordura. Além da limpeza, esse tratamento aumenta a aderência da tinta ao substrato.

Todas as peças que irão receber a pintura devem ter suas superfícies, preferencialmente, tratadas quimicamente antes de receber a aplicação da tinta pó. Estes tratamentos atualmente estão divididos em três principais modalidades: Fosfato de Zinco, Fosfato de Ferro e Nanocerâmico, além dos tratamentos mecânicos por jateamentos.

Preparação da tinta

Agora que a peça está limpa e preparada, é importante preparar a tinta de maneira adequada. A tinta pó, ao contrário da tinta líquida, já vem pronta para a utilização, não precisa da adição de nenhum catalisador ou solvente para ser utilizada. Porém, antes de adicionar a tinta pó no recipiente de fluidização, agite o pacote para que seja desfeita qualquer compactação ocasionada pelo armazenamento ou transporte.

Tinta pó W3

Como proceder com a pintura

                 Após adicionar a tinta ao fluidizador, faça as adequações das regulagens da pistola eletrostática para o tipo de tinta e peça a ser pintada. Fique atento! Verifique se a pistola está configurada de maneira adequada.

Outro fator a ser verificado é a limpeza dos encaixes e cabine de pintura. Se a estufa estiver suja, limpe de maneira adequada, principalmente quando for trocar a cor da tinta. Confira a temperatura da estufa, pois todos esses fatores ajudam na fixação da tinta pó na peça. Realizada essa verificação, a pintura já pode ser iniciada.

Todos esses passos são importantes para a qualidade da pintura.

Quer aprender mais sobre tinta pó? Assine nossa newsletter.

Deixe uma resposta