Quando eu sei qual é hora de ampliar meu estoque?

Tempo de leitura: 3 minutos

Essa pergunta norteia a cabeça de empresários e diretores de empresas que estão crescendo ou optando pela diversificação de produtos. Você já leu aqui , que o controle adequado de estoque faz parte de toda estratégia empresarial, impacta diretamente nas finanças e nas vendas da sua empresa.

Quando eu sei que é a hora de ampliar?

Essa é a dúvida de muitos empresários! Para te ajudar nessa tarefa criamos esse texto, com questões importantes, que você deve levar em consideração na hora de aumentar e escolher o melhor sistema de armazenagem para seu estoque.

Quando eu sei que é hora de ampliar meu estoqueCom o controle do giro adequado você consegue identificar a hora certa para ampliar o seu estoque. Para que o processo funcione, você deve acompanhar o índice de saída de cada item estocado, controlar a rotatividade individual, e assim, identificar a viabilidade da ampliação do seu estoque.

Também, é muito importante atentar-se ao nível de conservação, acondicionamento dos produtos e a maneira como o armazena. Você deve ficar atento com as instalações adequadas e se existe espaço suficiente para acondicionar os produtos. Isso é importante para evitar que os produtos sejam danificados ou extraviados e/ou que haja acúmulo excessivo de um tipo de produto, retrabalho e gastos excessivos. Vale lembrar, que você deve organizar seu estoque adequadamente, dependendo dos produtos que você trabalha, deve obedecer às regras dos órgãos competentes e agências reguladoras.

Com o índice de giro de estoque definido, agora é hora de reorganizar o layout da área de estocagem, verificar a disponibilidade de espaço, adequar todos os produtos conforme a necessidade real e individual ao seu fluxo de saída.

O que eu devo levar em consideração?

Se sua empresa já tem todo este controle de fluxo, você pode pular a etapa de organização e partir para identificação da necessidade imediata de ampliar seu estoque. Verifique a questão de espaço, analisar o quanto de espaço é necessário para armazenar os SKUs (Stock Keeping Unit) em tradução livre, “unidade para manutenção do estoque”. Isso está relacionado a quantidade de itens mantidos em estoque. Outra coisa a ser verificada é se estes itens serão paletizados ou não.

Com essas informações bem claras, você consegue identificar o tipo de sistema de armazenagem ideal para o seu estoque. O próximo passo é buscar empresas que definam com precisão qual o melhor sistema de armazenagem para ampliar seu estoque.

O sistema de armazenagem ideal irá depender da modalidade de cada item, o acesso necessário, rotatividade dos produtos, seletividade e  movimentação. Para garantir o melhor ganho de espaço e aproveitamento do mesmo local e endereço, evitando, quem sabe, o deslocamento da sua empresa para outra base, gerando economia financeira.

Organização de estoque.png

Procure por sistemas de qualidade!

Tenha em mente que suas operações de estoque são a chave do sucesso do seu negócio. Não aposte em um sistema barato, a durabilidade dele é menor e pode gerar mais problemas do que soluções. O mais importante é você saber que, identificar a hora de ampliar o estoque pode gerar muito mais oportunidade de vendas para o seu negócio.Busque produtos novos, feitos especialmente para sua empresa e para as operações que você utiliza.

Quer mais dicas sobre logística e sistemas de armazenagem? Assine nosso newsletter e fique por dentro de todas as novidades do nosso blog.

Deixe uma resposta