O que você deve fazer para melhorar a logística da sua empresa?

Tempo de leitura: 3 minutos

Toda empresa tem um setor logístico, mas nem sempre funciona da maneira adequada. Quando você identificar um problema é hora de organizar a estrutura logística da sua empresa e assim, melhorar os resultados da sua empresa.

A logística é um dos setores mais importantes para eficiência da empresa. O setor é responsável pela organização, transporte e armazenamento dos produtos que a empresa trabalha.

Pensando em ajudar a melhorar o seu setor logístico, elaboramos esse texto, com dicas para mostrar os passos que sua empresa deve seguir para melhorar os resultados no setor logístico da empresa.

Vamos entender melhor o que é logística!?

Organização de estoque W3

O que é logística?

A definição correta de logística é o processo de planejar, executar e controlar, com eficiência, o transporte, a movimentação e o armazenamento de mercadorias dentro e fora da empresa. O que faz com que o trabalho flua de forma correta e os prazos de entrega consigam ser cumpridos.

Agora que já entendemos o conceito de logística, vamos entender o que você deve fazer para melhorará-la.

1 – Organização dos processos

A primeira forma de melhorar a logística da sua empresa é organizando os processos da sua linha de produção, no chamado supply chain. Você só vai conseguir melhorar quando verificar o estágio dos seus processos.

Através dessa organização, você poderá melhorar o controle da sua produção, conseguirá fazer uma comparação do seu processo e identificar possíveis problemas na cadeia de produção.

2 – Tenha boas parcerias

Uma das etapas mais importantes para melhorar a sua logística. Você precisará selecionar funcionários responsáveis e organizados, pois eles serão responsáveis por fornecer os produtos para as suas vendas.

Atente quanto à entrega feita pelos fornecedores. Aqueles que não conseguem cumprir o prazo de entrega, acabam prejudicando a sua empresa. Já pensou ficar sem mercadoria suficiente para atender à demanda dos clientes? Isso não pode acontecer! Outro fator a ser levado em conta é a forma de pagamento, os descontos que são oferecidos, assim como, a qualidade dos produtos que são vendidos.

Quando eu sei que é hora de ampliar meu estoque3 – Controle o seu estoque

Mantenha o estoque equilibrado, dessa forma você consegue reduzir os custos e suprir as necessidades dos clientes. É preciso ter a exata noção do momento ideal para comprar novos produtos, assim, você evita que eles fiquem muito tempo no estoque, perdendo a validade ou sofrendo riscos de danos.

Cada produto possui o seu ponto ideal de pedido. Isso significa que, quando atingir uma quantidade mínima, você deverá realizar o pedido. Quando for realizar esse cálculo, leve em conta o tempo de compra, até a data de entrega desse produto.

 

4 – Integre as equipes envolvidas no seu projeto de organização

Para uma boa gestão logística, é importante que ela tenha integração das projeções de vendas no planejamento estratégico. Você também deve organizar às outras etapas, como o planejamento de operações e produção, finanças, os custos orçamentários, fluxos de caixa e investimentos, fazendo com que haja um plano de ação único.

5 – Utilize a tecnologia a seu favor

Estruture o seu estoque! Utilize sistemas de armazenagem que organizem seus produtos de maneira eficiente. Algumas ferramentas foram criadas com o intuito de melhorar a gestão e a logística da sua empresa como programas de gestão de estoque, equipamentos e máquinas que utilizados nas etapas de armazenamento e transporte. Isso melhora  as operações logísticas e melhore a entrega das mercadorias e também, a organização de estoque.

Deixe uma resposta