Quatro dicas sobre precauções que você deve tomar ao executar a pintura pó

Tempo de leitura: 1 minuto

Um ponto muito importante na execução da pintura pó é o uso de Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s. Muitos colaboradores questionam e até mesmo não gostam de fazer uso desses equipamentos, mas eles são fundamentais para proteger a saúde e integridade física do trabalhador.

Os EPI’s devem ser utilizados em todo processo de pintura pó. Abaixo você confere algumas dicas sobre a usabilidade desses equipamentos e as precauções que você precisa tomar quando realizar esse trabalho.

1. Vestimenta adequada.

Apesar da tinta pó não ser um produto agressivo a saúde, o uso de EPIs se faz necessário. As pessoas que atuam nessa atividade precisam fazer uso das seguintes vestimentas:

Macacão: ajuda a manter a pele protegida das partículas de tinta;

Luvas: são utilizadas para proteção das mãos e punhos do contato com a tinta.

Óculos: feitos a partir de materiais mais resistentes a impactos e maiores que os convencionais, os óculos de proteção servem para prevenir e proteger os olhos do trabalhador de possíveis acidentes e lesões.

Máscaras: protegem o sistema respiratório, sem prejudicar a comunicação.

2. Armazenamento dos produtos.

As tintas pó são um tipo de tinta que já vêm com seu catalisador incorporado. Esse catalisador é ativado pelo calor. Por isso, as tintas devem ser armazenadas em temperatura ambiente. O local de armazenamento deve ser ventilado e seco.

3. Manuseio dos produtos.

Em caso de contato do produto com os olhos, lave imediatamente a área atingida com bastante água corrente. Se houver irritação dos olhos ou da pele recomenda-se procurar um médico.

4. Descarte de embalagens.

As embalagens devem ser descartadas de forma adequada, seguindo as orientações e normas vigentes de descarte. Não reutilize embalagens.

Esperamos que essas dicas te ajudem na hora da aplicação do produto na peça.

Deixe uma resposta