Quais os tipos de Sistemas de Armazenagem?

Tempo de leitura: 3 minutos

O mercado de sistemas de armazenagem é extremamente dinâmico. Isso acontece em função da diversidade de segmentos de produtos que são fabricados, vendidos e distribuídos no Brasil. Essa diversidade possibilita uma gama de estruturas para atender as necessidades exigidas pelos clientes, não é mesmo?

Como saber qual é o melhor sistema de armazenagem para sua empresa?

Hoje, a gama de sistemas de armazenagem consegue atender todos os segmentos de estocagem, desde produtos a serem estocados e movimentados manualmente, até produtos mais pesados e volumosos, paletizados ou não.

Você já conhece todos os tipos de sistema de armazenagem? Não, então para que você entenda qual a melhor opção para você, vamos te apresentar os tipos de sistemas de armazenagem e como eles podem otimizar seu estoque:

Porta Pallets

Os porta pallets são uma estrutura utilizada para o armazenamento de produtos paletizados com alta rotatividade e seletividade na verticalização do espaço. Facilita a movimentação com acesso rápido a cada palete. São movimentados por equipamentos atendendo a demanda PEPS (primeiro que entra primeiro que sai).

DRIVE IN / DRIVE THROUGH

Estrutura utilizada para cargas paletizadas de grandes volumes do mesmo item. Oferece um excelente aproveitamento com a otimização da área, reduzindo o número de corredores, alta densidade e baixa seletividade

MEZANINO

Estrutura em plataforma que possibilita o aumento de área, com maior aproveitamento do pé-direito. Evita a necessidade da construção civil. É utilizado para o aumento da área de estocagem, escritórios, oficinas, arquivos, entre outros. Geralmente acessado por escada com guarda corpo, seu piso pode ser de aço vazado, aço fecha~.do, antiderrapante ou em wall.

PISO ELEVADO

Totalmente adaptável a diferentes alturas do pé-direito, este piso é ideal para facilitar a passagem do operador, seja entre os porta paletes ou estantes com diferentes estruturas. O piso pode ser em aço perfurado, aço fechado, antiderrapante ou em wall.

ESTANTE INDUSTRIAL

As estantes industriais são sistemas que permitem total acesso a qualquer item de carga manual. Muito utilizado em lojas, oficinas, indústrias, atacados, almoxarifados, cooperativas, entre outros.

CANTILEVER

Estrutura composta por colunas centrais lado a lado e braços de apoio fixos ao longo das colunas. Com total aproveitamento de área, é utilizado para armazenar materiais compridos e de complexa estocagem, como tubos, barras, perfis, madeiras, etc.

Montagem rápida e segura sem necessidade de solda no local.

PORTA BOBINA

Esse sistema de armazenagem favorece o ganho de espaço através da verticalização. Facilidade de acesso aos produtos. Ideal para estocagem de bobinas com cabos elétricos, fios, mangueiras e similares.

FLOW RACK

É um sistema com módulos inclinados, composto por trilhos e roletes. Facilita o deslocamento dos produtos com movimentação manual na estrutura de picking. Alimentado pela parte superior do módulo, faz com que o produto deslize até sua base facilitando seu acesso. Montagem rápida e segura sem necessidade de solda no local.

O que mais deve ser levado em consideração?

Independente do tipo de sistema de armazenagem que você precisa, sua maior preocupação deve ser a construção das estruturas, você deve buscar uma empresa de qualidade que tenha equipe própria de projetistas e engenheiros responsáveis. Busque por empresas que tenham uma estrutura de espaço e equipamentos capazes de projetar e fabricar as diversas opções de sistemas de armazenagem. Isso lhe dará mais segurança na hora de contratar.

Deixe uma resposta