Qual o móvel ideal para arquivar seus documentos de maneira correta?

Tempo de leitura: 4 minutos

Você é advogado ou contador? Deve acumular diversos documentos, não é mesmo? É importante arquivar os documentos de maneira segura e organizada.  Além de organizar seus documentos e maneira adequada, como você pode ler nesse texto aqui no nosso blog, você deve escolher os móveis adequados para cada tipo de documento ou objeto que você precisa arquivar.

Nesse texto vamos apresentar os móveis ideais para arquivar cada tipo de documentos que você precisa arquivar.

Móveis ideais para arquivar documentos

                Escolher o móvel correto para armazenagem dos documentos é essencial para garantir a integridade de todos eles. Escolhas móveis que sejam propícios ao armazenamento correto e, também otimize o espaço da sua empresa. É importante ressaltar que essa operação deve ser eficiente, já que, alguns documentos exigem consulta. Não basta acumula-los de qualquer forma. Tudo deve ser planejado, respeitando a natureza de cada um deles.

                Existem diversos tipos, gêneros, formatos e espécies de documentos, portanto, a forma de armazenamento deles deve levar isso em consideração.  O mobiliário ideal deve levar em conta o peso e tamanho dos documentos. Além da questão do espaço que sua empresa tem para arquivamento. Você pode usar arquivos de aço, armário de aço e estantes.

Como escolher o móvel ideal?

                Escolher o móvel ideal é importante para que tudo fique armazenado de maneira eficaz. Vamos apresentar os detalhes de algumas opções de armazenamento indicados para cada tipo e formato de documento. Existem vários tipos de móveis indicados para organização e arquivamento de documentos, madeira e aço são as principais delas.

As principais características a serem levados em consideração são:

  • Funcionalidade.
  • Móveis que ajudem a economizar espaço.
  • Que permitam organização eficiente dos documentos.
  • Sejam seguros e resistentes.

                 O formato adequado são os móveis de aço. Pois o aço é mais resistente às intempéries e manipulação. Além disso, o tempo de uso desse móvel também é maior do que o móvel de madeira. Para garantir a qualidade das suas operações, busque móveis de aço de qualidade, que sustentem o peso de papeis e objetos.

                Além desses fatores, a ventilação dos materiais é importante para evitar rasuras e mofo nos documentos. Além disso, você deve ficar atendo a qualidade dos trilhos das gavetas, no caso de arquivo de aço. No caso de estantes e armários, as prateleiras devem suportar o peso, sem alteração ou deformação da prateleira.

                A segurança também deve ser levada em consideração. Escolha um móvel que permita o arquivamento seguro dos seus documentos, tanto em relação à conservação, quanto ao acesso. Escolha móveis com fechaduras e com estruturas de qualidade.

                As principais opções para arquivar documentos de maneira adequada são arquivos e armários e estantes de aço. Eles possibilitam armazenamento de maneira a garantir a integridade dos documentos.

                Arquivos de aço: Os arquivos de aço são produzidos com suportes para pastas suspensas, que permitem acessar os arquivos de maneira mais fácil e eficiente, ideal para documentos que precisam ser utilizados e consultados com mais frequência.

                Armários de aço: Os armários permitem armazenamento de caixas de arquivo morto, rolos de projetos, peças maiores ou de formatos diferentes que não precisam ser acessados com muita frequência.

                Estantes e estantes biblioteca: As estantes comuns permitem armazenar peças e objetos de maior porte. As estantes bibliotecas permitem que você armazene fichários e livros que necessitem de uma consulta frequente.

Como organizar um arquivo de maneira eficiente?

                Consegue identificar qual móvel é mais indicado para seu escritório? Além de ter um bom local de armazenamento, ter um plano de classificação é importante. Assim, todos que precisam terão acesso aos documentos de maneira rápida e eficiente.

A classificação está ligada a uma sequência de processos e o plano de classificação garante que os documentos possam ser guardados em pastas, caixas e ficheiros certos. Fique tranquilo! Vamos explicar como montar o plano de classificação eficiente para sua empresa, acompanhe nosso blog. Assine nossa newsletter e acompanhe!

Deixe uma resposta