Mantenha seu estoque organizado

Tempo de leitura: 2 minutos

Um estoque organizado é essencial para toda empresa, uma vez que o armazenamento dos produtos estará todo nele. É justamente por isso que se faz necessário saber lidar com o estoque e realizar as movimentações corretas para obter sucesso em suas operações.

O fato de não saber lidar com o estoque poderá trazer problemas. Se esse controle não for feito da forma certa, poderá custar muito dinheiro para você.

Não ter um controle adequado do seu negócio pode fazer com que você perca clientes e erre no prazo de entrega, acarretando grandes prejuízos para sua empresa. Isso pode acontecer tanto para as pequenas quanto para as grandes empresas.

Tenho certeza que essa não é sua intenção, não é mesmo? Por isso que estamos aqui! Queremos que você entenda como o estoque da sua empresa pode fazer você perder dinheiro. Queremos que você aprenda e realize a organização do seu estoque priorizando a sua importância e o quanto você pode estar perdendo dinheiro com soluções demoradas e improvisadas.

Criamos esse conteúdo para você identificar os gargalos e pontos críticos da sua operação e não ter prejuízo.

Nenhum empresário quer que a sua empresa perca dinheiro. Porém isso é possível, principalmente se forem observadas situações que causam esse final. Comprar pouco ou muito além da demanda, ocasiona grandes buracos financeiros na empresa.

Você já deve ter realizado diversas promoções e chegou até a pensar em descartar esses produtos, não é mesmo? Também é importante e essencial entender os custos de um estoque sem giro. Observe-os abaixo:

  • Investimento no próprio estoque;
  • Armazenagem, incluindo aluguel, aquisição de pallets, prateleiras e pessoas;
  • Conservação;
  • Manuseio;
  • Impostos.

Além de todos esses custos os seus produtos podem:

  • Perder o valor de mercado;
  • Ultrapassar o prazo de validade.

Com tudo isso, é primordial que toda empresa adote um método eficiente para reduzir esses estoques sem giro. É importante que você faça uma análise de inventário, a fim de descobrir de forma correta quais são os produtos que estão em estoque.

Tendo o conhecimento de todo o seu estoque, você começa a pensar em quais destinos poderá dar para estes materiais. Dessa forma, podem entrar em prática as superpromoções, com um preço bastante agressivo, evitando novos custos com estes produtos.

É preciso que a empresa realize isso de forma recorrente, de modo que se transforme numa política dentro da organização. Isso evita quebras no caixa da empresa, reduzindo custos sem precisar liquidar o produto de qualquer forma.

É inegável que a perda de estoque se torna uma grande dor de cabeça para os empresários. Muitas vezes, a falta de planejamento e o dia a dia agitado faz com que o estoque não tenha a devida atenção, o que contribui significativamente para a perda de produtos estocados.

Para evitar esses equívocos, dedique mais atenção a esses pontos:

  • Planeje as comprar de estoque
  • Organize os produtos no estoque
  • Controle de temperatura do estoque
  • Estude a melhor exposição do estoque

Quer aprender mais sobre estoque e logística? Acompanhe nosso blog. Assine nossa newsletter.

Deixe uma resposta